Monday 27 June 2011

.geração x consumo.

É impressionante como cada dia eu me assusto mais com o crescimento do mercado de moda, é claro que em todas aquelas aulas na faculdade nós temos a dimensão da quantidade de dinheiro que isso movimenta e o quão importante é não só para a economia mais um setor é encaixado a outro e assim sucessivamente em um grande ciclo, mas o consumo ao qual eu estou citando não é o consumo geral de moda e sim o consumo de moda entre crianças e adolescentes, pelo menos aqui na Irlanda de onde eu tenho uma visão geral sobre o que acontece, aonde as meninas de 7 – 10 anos andam nas ruas carregadas de sacolas de marcas como Forever 21, H&M, River Island, A|wear , Top Shop e a mais popular da cidade Penney’s falando em seus smartphones de ultima geração com uma amiga de cada lado tão equipada com sacolas quanto a mesma, e se engana quem pensa que essa situação é pouco comum, eles são o topo da pirâmide de moda,cada vez mais o mercado de moda é direcionado para adolescentes que por sua vez chegam a gastar o dobro do que um adulto normal adquirindo roupas e acessórios de grandes marcas.

Hoje em dia a busca por identidade entre crianças e adolescentes é tão grande que é difícil encontrar alguém que realmente não esteja montado para parecer aquilo que não é, aqui na Europa eu diria que a palavra certa é extravagância, existe uma facilidade de consumo muito grande devido aos baixos preços das grandes lojas de departamento,isso faz com que a vontade de parecer como as revistas mostram, de usar exatamente a mesma combinação que esta na vitrine e seguir as mesmas tendências das “it girls / trend setters / fashionistas / pop icons” vai dizer se você é “fashionable” ou não e essa crise de identidade é crescente em todos os lugares, essa falta de referencia que as crianças tem, essa falta de bagagem cultural, esse mundo fake  e de extrema tecnologia em que elas vivem esta causando um grande choque na hora da formação cultural delas. Não, não estou aqui falando mal da tecnologia, das revistas, da moda e de nada disso, eu trabalho com isso e em como todas as profissões existem dois lados,mais o questionamento é a dependência precoce que as crianças e adolescentes tem com esse mercado,cada vez mais eu vejo as crianças tentando se inserir em um meio que é extremamente tirano, sim a moda é ditadora, tentando se encaixar em padrões absurdos e não condizentes com a sua idade e realidade para tentar fazer parte de determinado grupo a qual elas não pertencem e por outro lado não entendem que não se trata de atenção especial para as crianças porque são crianças e sim apenas a maior atenção para o mercado que mais se destaca , o que gera mais lucro, sempre foi assim e sempre será, a tendência esta aonde o dinheiro e o consumo estão.
Eu realmente lamento muito ver tudo isso acontecendo, a evolução é necessária com toda a certeza, mas até aonde essa rapidez na mudança é um bom sinal? Falta muito questionamento por todas as partes, não só em relação a moda mais em relação a tudo que acontece. As coisas são substituídas minuto após minuto,  as coisas perdem o valor tão rapidamente que nada mais é que o consumo de um grande vazio.











No comments:

Post a Comment